loading...
Sponser

Kentaurus. Novo sistema anti-drone

A Kentaurus é uma empresa espanhola que tem vindo a desenvolver um sistema anti-drone que promete revolucionar o mercado.

Dados os acontecimentos ocorridos recentemente no aeroporto de Lisboa entre drones e aviões comerciais, a necessidade de proteger o espaço aéreo junto destes locais, é primordial. Embora os relatos destes acontecimentos junto do aeroporto padeçam de uma origem dúbia, o perigo que um drone controlado de forma maliciosa transmite, é suficiente para que seja necessário recorrer a medidas de prevenção e de acção.

Como tal, este sistema anti-drone foi desenvolvido para assistir as entidades que procuram proteger as suas instalações dos perigos que um drone pode manifestar. Este sistema é constituído por um radar activo que detecta o drone através de sensores electroópticos e por um radar passivo que permite a detecção espectral e uma radiogoniometria exacta quando este é detectado, podendo assim, detectar, reconhecer, rastrear e reprimir qualquer tipo de drone. Estes radares possuem uma cobertura de 360º e estão preparados para actuar em condições climatéricas adversas.

Para além dos radares, este sistema contempla uma ferramenta totalmente inovadora, de seu nome, G1V. Este aparelho, com o formato de uma arma, viabiliza ao operador obter o controlo automático de um drone invasor, através do GPS, que se encontre num raio de 2Km, por meio de um simples “disparo”. Evitando assim, que o drone penetre em zonas restritas. Com este aparelho, poder-se-á agir de duas formas: Directamente sobre o drone invasor, expulsando-o assim da zona interdita e fazendo com que este retorne ao seu ponto de origem, ou, fazendo-o descer até ao sítio onde o operador da G1V se encontra e assim capturar o drone.

Este produto é somente vendável a entidades públicas ou privadas.

O drone é um objecto promissor e de enorme utilidade. Porém, carece de um controlo acentuado pois, da mesma forma que nos permite filmar paisagens magníficas, poderá também servir para as destruir. Logo, a segurança é fundamental, assim como, toda a regulamentação inerente.

Se tiver curiosidade em conhecer um pouco mais sobre este sistema anti-drone desenvolvido pela Kentaurus, contacte-nos. Estaremos disponíveis para esclarece-lo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *