loading...
Sponser

Drones prestam serviços solidários

0 1

Tecnologia no serviço humanitário da UNICEF

Vanuatu, um arquipélago com cerca de 83 ilhas dispersas ao longo de 1.300 quilómetros quadrados, localizado na Oceânia, tornou-se no primeiro país a estabelecer parcerias com empresas internacionais de serviços com drones, com o intuito de utilizar estes como meio de distribuição de vacinas a crianças que vivem em zonas rurais de difícil acesso.

O serviços solidários fornecido pelos drones permitirá que sejam realizadas entregas no destinatário num período estimado de 60 minutos após o pedido, efectuado através de uma mensagem.

Os drones farão duas entregas diárias, percorrendo distâncias até 100 quilómetros, transportando aproximadamente 2,5 quilos de medicamentos.

A UNICEF, nos últimos tempos, tem estudado o potencial dos drones, na distribuição de recursos de saúde em zonas como Vanuatu.

Andrew Parker, responsável da UNICEF pelas operação, referiu recentemente numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, que embora o transporte por via de um drone implique alguns riscos, como por exemplo, a perda do aparelho nas montanhas remotas ou no mar, este meio apresenta-se como uma hipótese bastante interessante.

Este projecto exige ainda que seja implementada uma logística de formação e consciencialização das populações em causa para que reajam com naturalidade aos drones que poderão sobrevoar aquele espaço, bem como, locais onde os drones possam aterrar em segurança.

Se este projecto for bem-sucedido, pretende-se que seja replicado noutras regiões do globo com características socioeconómicas e demográficas idênticas.

 

 

Fonte: https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/drones-andam-a-distribuir-vacinas-da-unicef-e-a-salvar-vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *