loading...
Sponser

Drones. A EASA públicou o seu parecer

A primeira opinião formal sobre as operações em segurança no espaço aéreo europeu de drones de pequena dimensão foi publicada, recentemente, pela EASA (European Aviation Safety Agency).

Este parecer apresenta-se como um passo importante para a operação segura dos drones e para a estruturação de um regulamento mais amplificado.

A EASA, através do seu parecer, estabelecerá uma metodologia  “as simples as possible” assente no risco de operação. Os drones até 25kg terão consonância com a marca CE (Conformité Européenne). Será disponibilizado a todos os operadores uma manual de operação do drone e as recomendações essenciais de segurança, sempre que adquirirem um modelo. Este manual estará disponível dentro da caixa do produto.

Na categoria aberta não será obrigatório uma autorização específica da Autoridade de aviação cívil dado que a segurança será garantida por uma serie de limitações operacionais, alguns requisitos técnicos e a competência do operador.

Na categoria específica será necessária uma autorização emitida pela Autoridade competente com o apoio de uma avaliação de segurança e a identificação das medidas de redução de risco.

Esta regulamentação foi desenvolvida com o apoio de diversas entidades da área que assim exprimiram também a sua opinião relativamente a este assunto tão importante. Foi também efectuada uma consulta pública a nível europeu – em Portugal, efectuada através da APANT – onde qualquer cidadão poderia aceder e assim, participar na proposta de estruturação regulamentar para aeronaves não tripuladas.

Todas estas medida têm vindo a ser desenvolvidas com o intuito de garantir um uso seguro dos drones por parte do operadores mas também a segurança dos civis alheios às operações. No passado, foram vários os casos de incidentes ocorridos no espaço aéreo. Pretende-se com esta medida que casos desse género sejam evitados no futuro. Para tal, uma regulamentação a nível europeu apresenta-se como a melhor solução.

Consulte o parecer da EASA através destes dois documentos:

1- Draft AMC GM to draft Regulation

2 – Opinion EASA

Fonte: APANT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *