loading...
Sponser

Colaboração com fotógrafo de paisagem José Ramos

A HP Drones tem o prazer de anunciar a sua colaboração com o fotógrafo de paisagem José Ramos. Pedimos ao José que nos fizesse uma introdução sobre a sua carreira fotográfica e a sua experiência com o mais recente drone da DJI: o Spark. Podem ler o seu testemunho em baixo:

O meu nome é José Ramos e, para além de médico, sou fotógrafo de paisagem. Apaixonei-me por fotografia há cerca de 13 anos, sendo esta a minha forma de expressão artística predilecta desde então.

Jose Ramos fotógrafo de paisagem colaboração HP Drones Hp Modelismo Dji Spark

Captura de pôr-do-sol na lagoa glacias de Jokulsarlon na Islândia, em 2016

Ao longo dos anos tive a honra de ver os meus trabalhos publicados em dezenas de revistas da especialidade e generalistas, incluindo National Geographic, The Telegraph, Revista Visão, Digital SLR Photography, Photography Week, entre outras. Para além disso tive o prazer de receber alguns prémios internacionais de fotografia, bem como de ser embaixador de várias marcas de fotografia, incluindo Nisi Filters, FLM, Terrascape, Mindshift Gear, Venus Laowa Optics, LG Portugal, entre outros.

O meu portfolio seleccionado encontra-se disponível em http://www.joseramos.com, e desenvolvo uma participação assídua nas minhas páginas de Facebook e Instagram .

Longa exposição na Praia da Ribeira da Janela, Ilha da Madeira

Longa exposição na Praia da Ribeira da Janela, Ilha da Madeira

Desde cedo que privilegiei a utilização de lentes com grande angular, para conseguir de certa forma mimetizar a sensação de observar uma paisagem vasta com os nossos próprios olhos. Aquilo que mais me atrai na Natureza é a sua capacidade em nos fazer sentir pequenos, humildes e totalmente imersos na beleza que nos rodeia. Existe algo de inexplicável no testemunhar do nascer ou pôr do sol, no estar longe do ruído urbano, em contacto com o cordão umbilical de onde nascemos: a Terra.

Depois de muitos anos de prática, já me sinto extremamente confortável a utilizar a minha máquina fotográfica de eleição, e todo os acessórios que a rodeiam. É importante não ter que pensar demasiado no acto de fotografar, pelo que toda a experiência deverá ser idealmente fluída e intuitiva, o que implica um bom domínio da técnica e conhecimento das ferramentas que usamos.

Cais Palafítico da Carrasqueira, Alentejo, Portugal

Cais Palafítico da Carrasqueira, Alentejo, Portugal

No entanto, por vezes o conforto pode sufocar a criatividade, e é importante procurar algumas mudanças na forma de expressão, que ampliem horizontes e permitam criar novas imagens. Como qualquer fotógrafo que goste do lado tecnológico desta arte, há já longa data que sabia da utilização crescente de drones como ferramenta fotográfica. Infelizmente, de cada vez que fazia uma breve leitura sobre este campo, deparava-me com relatos infindáveis de problemas técnicos, uma curva de aprendizagem extremamente exigente, preços muito elevados e resultados finais frequentemente insatisfatórios.

Eis entretanto que na primeira metade deste ano é anunciado o lançamento de um curioso drone, por um preço muito interessante, com características também interessantes, que me deixou a pensar sobre se seria agora que me iria aventurar neste mundo. Estou naturalmente a falar do irmão mais novo da família Dji: o Spark.

Via Láctea no céu do Alentejo, Ponte da Ajuda em Elvas

Via Láctea no céu do Alentejo, Ponte da Ajuda em Elvas

Cheio de tecnologia e extremamente portátil, fiquei muito interessado neste aparelho. Quando dei por mim já tinha passado demasiadas horas a investigar o assunto e já não havia volta a dar, porque o fascinante mundo tecnológico dos drones acabava de entrar para ficar no meu cérebro.

Após esclarecer todas as dúvidas técnicas associadas a este novo mundo, e depois de algumas experiências, decidi procurar uma colaboração com uma boa loja portuguesa, que permitisse criar uma sinergia entre o seu know-how técnico e stock de hardware, e a minha criação de imagens e divulgação das mesmas. Assim, tive a grande sorte de encontrar uma loja muito especial de modelismo – HP Modelismo – que agora se expande através de um novo branding com a promissora HP Drones. Desde cedo o seu proprietário, Hanniel Pontes, se mostrou interessado neste projecto, e foi possível perceber que, para além do natural interesse no crescimento económico, existia também na HP Modelismo outro factor ainda mais importante: paixão. Na loja física respira-se paixão por drones e modelismo, e todo o staff é tremendamente simpático e atencioso.

Montanhas de Vestrahorn na Islândia

Montanhas de Vestrahorn na Islândia

E assim começou finalmente a minha aventura com o Spark. Depois de vários voos em Portugal, foi então altura de explorar todo o seu potencial na minha quarta viagem ao meu local preferido para fotografar, a Islândia. Apesar de ser um local extremamente exigente para estes aparelhos, com ventos fortes, temperaturas baixas e KPs frequentemente elevados, penso ter conseguido explorar ao máximo o potencial do Spark para criar imagens a partir de um novo ponto de vista, com uma liberdade de expressão estética que nunca tinha experienciado, agora tornada possível com um drone.

Ao longo do tempo irei escrever aqui alguns artigos sobre a minha experiência com drones Dji. Em breve publicarei a história por detrás das duas primeiras imagens de paisagem que publiquei, feitas com o Spark na Islândia, que podem ver abaixo. Espero que gostem!

"Intricate Worlds" - imagem criada com o DJI Spark nas Terras Altas Islandesas, em Hveravellir

“Intricate Worlds” – imagem criada com o DJI Spark nas Terras Altas Islandesas, em Hveravellir

Imagem feita com Dji Spark no incrível Canyon de Sigoldugljufur, nas Terras Altas Islandesas

Imagem feita com Dji Spark no incrível Canyon de Sigoldugljufur, nas Terras Altas Islandesas

Bem hajam!

José

 

2 thoughts on “Colaboração com fotógrafo de paisagem José Ramos

  1. Tonico Veiga diz:

    Parabéns José! Conheci seu trabalho através do grupo dji spark e virei teu fã. Suas fotos são inspiradoras! Se eu conseguir fazer 1% do que tu fazes, serei feliz…hehe

    1. Jose Ramos diz:

      Muito obrigado! Espero que chegue rapidamente aos 200% daquilo que faço! 🙂 Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *